segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Pluie verglaçante

Ontem a noite a televisão já mostrava no aviso em vermelho que uma pluie verglaçante (chuva congelante) estava por vir.

Quando acordei e fui sair, vi que o chão estava todo transparente e escorregadio logo após a porta. Desci os 2 degraus, com ajuda do corrimão e quando dei alguns passos mais pra frente, cai. Pra completar não conseguia levantar porque escorregava de novo. Decidi então voltar para casa e esperar o Leandro. Voltei quase chorando e ele não acreditou no que eu estava falando.
Quando saimos juntos, algum tempo depois, ele realmente acreditou naquilo.
Foi difícil até chegar a rua (no máximo 10m), depois fomos pelo meio da rua, que era mais seguro. Os carros estavam todos cobertos por uma camada de gelo de 1 cm. Imagino que para sair em dias assim, tenha que quebrar ou derreter aquilo, para pelo menos abrir a porta. Estava tão concentrada no ato de caminhar, que não pude observar o que acontecia ao redor.

No fim cheguei na metade da minha aula, quase as 10h. Para mim, esse foi o pior dia do inverno. A sorte é que isso não acontece frequentemente.
Para amenizar, em dias como esse, jogam-se pedrinhas pelas ruas e calçadas. Porém a hora que eu sai, o conciérge (zelador) ainda não tinha feito isso.

Depois fui pesquisar para entender o que era a tal chuva. Quando a temperatura do ar descongela a neve, ela chega ao solo na forma de líquido, porém a superfície está mais gelada do que 0°C, e isso faz com que as gotas se congelem instantâneamente, na forma de gelo, transparente e escorregadio.

Neige: neve; grésil: granizo; pluie: chuva
região vermelha: ar mais quente que 0°C

A neve é tão perfeita (não é preciso de microcópio para isso, basta ver os floquinhos que caem na luva) como as estrelinhas que a ilustram, isso é, passam do estado líquido para o sólido de forma lenta, possibilitando se organizarem. Já os cristais amorfos, assim como o vidro, são transparentes e necessitam de uma mudança brusca de temperatura para que não haja tempo de se organizarem. É isso que diferencia a neve, do granizo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário